head de tecnologia

- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
- Responder a mudanças mais que seguir um plano
Manifesto ágil

mais do que uma função, uma missão!

Antes de adentrar no tema é interessante falar primeiramente do ambiente onde atua um head de tecnologia. Se há um consenso no mundo da tecnologia, este consenso se encontra na afirmação de que nunca se criaram tantas funções, profissões, definições, terminologias como foram criadas ultimamente no ramo da tecnologia. 

Como o ambiente é muito dinâmico e se mantém em constante transformação é muito natural a criação e renovação de estruturas funcionais neste segmento. Porém a base ainda continua sendo o ser humano e mesmo que a IA (inteligência artificial), avance a passos largos, ainda assim o ser humano permanecerá sendo a base do sistema. 

Desta forma introduzimos aqui o conceito de Time! Em tecnologia, para se realizar uma determinada tarefa, projeto, ação ou assemelhados, a diversidade monumental de opções é a regra, desta forma é natural o volume de especialidades e ou profissionais geralmente envolvidos. 

Assim sendo, necessário se faz a existência de uma visão macro que possa consolidar dinamicamente os particionamentos que ocorrem geralmente em face dos objetivos que se pretendem atingir, e neste momento é que surge o papel de um head de tecnologia.  

Um head de tecnologia acaba sendo muito mais do que um gestor, pois nele geralmente se agregam certas características práticas e técnicas de diversos segmentos, aliando-se a estas as habilidades de produção/organização/gestão de equipes especializadas. Não é incomum a afirmação de que a natureza basilar de um head de tecnologia seja a de alguém que já foi ou que ainda exerce o papel de desenvolvedor. 

Porém a sua tecnicidade apenas o habilita para que se agreguem a elas outras habilidades para o exercício desta missão, em síntese seguem abaixo algumas de suas  principais características: 

  •  experiência  em gestão de times de tecnologia
  • facilidade em integração e parcerias
  • facilidade em gerenciar conflitos
  • visão analítica e detalhista
  • espírito de organização
  • perfil estratégico
  • domínio de ferramentas de gestão
 Agregamos a este tema a síntese do manifesto ágil, pois ele bem representa que muito antes de se falar em chefia ou até mesmo “liderança”, em tecnologia a sinergia é fundamental no ambiente dos times e como neste meio a diversidade é o status natural, existência de um  mindset específico é mais natural àqueles já conviveram nos diversos segmentos que compõem o ambiente de tecnologia.